06 dezembro 2018

A Atitude Mental de Uma Book Review - By Sara Silva




A Atitude Mental de Uma Book Review


Carol S. Dweck é uma das principais investigadoras nos campos da personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento. Teve diversas experiências no ensino universitário (Columbia e Harvard), deu conferências por todo o mundo e chegou a integrar a American Academy of Arts and Sciences. Já publicou trabalhos no The New Yorker, Time, New York Times, The Washington Post, entre outros e foi convidada para vários programas televisivos. O seu livro “Self-Theories: Their Role in Motivation Personality and Development”  (1999) foi considerado Livro do Ano pelo World Education Fellowship. Atualmente, leciona na Universidade de Stanford e vive na Califórnia com o seu marido.


O trabalho de Carol insere-se numa parte da psicologia que valida o poder que acreditar tem nas pessoas. Podemos ou não ter consciência disso, mas essa convicção afeta diretamente o que pretendemos e como conseguimos, ou não, alcançá-lo.
Este livro surgiu da necessidade de mostrar às pessoas que poderiam melhorar as suas vidas a partir do momento em que mudassem a sua atitude mental – era algo que a autora já ambicionava há algum tempo e que, com o impulso dos seus estudantes, se tornou a sua grande prioridade.  Podemos ver, também, que mudar as crenças das pessoas pode ter efeitos muito fortes nas mesmas – uma pequena crença sobre nós acaba por se infiltrar em praticamente todos os aspetos da nossa vida. Muitas vezes consideramos que estas crenças são parte da nossa personalidade, mas, na verdade, não passam de uma atitude mental que pode ser desenvolvida e que pode estar a impedir-nos de desenvolver o nosso potencial. Tal como a autora descreve, neste livro “o leitor distinguirá subitamente os «grandes» - nas ciências, nas artes, no desporto, na gestão – dos «que-poderiam-ter-sido»” e conseguirá, ainda, saber como aplicar a atitude mental na sua vida.

 Na sua pesquisa, Dweck entende que a única coisa que separa as pessoas com sucesso daquelas que não o obtêm é o desenvolvimento da sua atitude mental – este livro trata disso e de como podemos aprender a usá-la. Os diferentes tipos de atitude mental são desenvolvidos no primeiro capítulo, sendo mais aprofundadas no segundo e posteriormente aplicadas a diferentes situações nas quais podemos ver o impacto das atitudes mentais tanto em atletas, empresas, relações e nas crianças (que são um tema recorrente ao longo do livro) – pode parecer extenso mas, na verdade, o formato do livro ajuda a que os vários tipos de pessoas consigam ir diretas ao capítulo ao qual se identificam e compreender, perfeitamente, a mensagem pretendida. 

Quais são as duas atitudes mentais?
Mindset trata-se de um livro que foca em duas atitudes mentais distintas: a fixa e a progressiva. As pessoas que têm a atitude mental fixa acreditam que o talento e as capacidades são definidos à nascença e que não se irão alterar ao longo da sua vida, acabando por bloquear o seu crescimento e impedindo o maximize do seu potencial, caminhando para a estagnação e desmotivação. As pessoas com atitude mental fixa apenas se importam em ser/parecer inteligente – evitam desafios pois podem demonstrar facilmente o seu fracasso (coisa que abominam), desistem facilmente e vêm o esforço como uma perda de tempo pois acreditam que têm de ser naturalmente bons para desempenhar o que quer que seja, caso contrário não vale a pena. Neste caso, vemos que a inteligência é estática e imutável.
Já as pessoas com atitude mental progressiva acreditam que o talento e a inteligência podem ser desenvolvidos com tempo, persistência e trabalho, atingindo patamares de sucesso elevados – elas criam o seu próprio caminho de oportunidade e sucesso. As pessoas com esta atitude mental acreditam que a sua inteligência e capacidades podem ser desenvolvidas, tanto quanto elas queiram - gostam de desafios, não bloqueiam perante as contrariedades e obstáculos, e encaram o esforço como caminho para a mestria.

Tendo o conceito definido (a nível da teoria), avançamos para exemplos em que se aplicam as atitudes mentais - mostram como podemos reconhecer o nosso crescimento ou a nossa atitude mental fixa mas, também, os das pessoas que estão à nossa volta, desde crianças, colegas e até funcionários ou patrões. Além disto, podemos retirar ideias para transformar a atitude mental fixa em progressiva e, com o desenrolar do livro, podemos entender que a maioria das pessoas é uma mistura das duas atitudes, dependendo da situação em questão. Portanto, se em vez de lermos apenas o capítulo que - na teoria - nos interessa, será mais interessante ler toda a composição para descobrir a nossa atitude mental em cada área – verificar as nossas crenças e evidenciar que a mudança é possível em todas as áreas da nossa vida se optarmos pela atitude certa.
O sétimo e oitavo capítulo são os mais importantes da leitura. No sétimo podemos ver diretamente como a atitude mental praticada pelos mentores das crianças, na sua fase de crescimento, influencia a atitude mental das mesmas. Isto reflete-se na forma como falamos e que se pode traduzir em duplos significados dependendo da perspetiva da pessoa que está a ouvir e, ainda, tendo em conta aquilo que a outra pessoa está a dizer. A forma como falamos é muito importante, por vezes pode ter várias interpretações e, até mesmo, implicações – o mesmo acontece com a nossa atitude mental.
Ao longo do livro, a Carol vai apresentando uma série de  expressões e frases comumente utilizadas tanto na escola, como em conversas de pais e filhos, no desporto – tendo sempre em conta as implicações das mesmas nas atitudes mentais das pessoas e ajuda, também, a que consigamos tornar essas mesmas frases recorrentes em algo de valor. 
Frases como “Tiraste boa nota… e então? Não fazes mais que a tua obrigação”, pode ter grande impacto na nossa forma de aprender. Esta frase leva a crer que se a nota fosse mais baixa, a pessoa já não estaria a cumprir com o suposto, levando ao desapontamento e, mesmo, ao falhanço – mesmo que a pessoa se tivesse esforçado muito para obter a nota, aquele tipo de comentário faz com que se sinta desvalorizada. Desta forma, poderíamos dizer “Tiveste muito boa nota, empenhaste-te muito para a obter”, na qual não nos focamos propriamente no resultado final, mas sim no processo, aprendizagem, esforço e dedicação desenvolvidos ao longo do tempo. 
O conceito apresentado no Mindset é vantajoso para a liderança de forma geral. Podemos entender, a partir dela, que possivelmente o tipo de liderança que consideramos como má (transacional) é normalmente desenvolvida por pessoas com atitude mental fixa e, em sentido oposto, o tipo de liderança que consideramos como correta (transformacional) é desempenhada por pessoas com atitude mental progressiva, tornando-o num líder mais eficaz.


Este livro mostra-nos como podemos mudar a nossa vida e a nossa visão de forma “simples” - não quer dizer que seja fácil - o que o torna aplicável ao nosso dia-a-dia. Embora tenha muita teoria, também tem exemplos práticos, nos quais podemos refletir, retirar conclusões e questionar o que estamos a fazer em relação a certas situações e como poderíamos melhorar. Além disso, obtemos conhecimento profundo de como a nossa atitude mental afeta a nossa produtividade e sucesso.
Um dos pontos que retirei de toda a narrativa é o facto de existirem reações nossas que não são necessariamente reflexo da nossa personalidade, mas sim como vemos as coisas – a atitude mental. Todos temos conhecimento da típica ideia de “pensar positivo”, mas outra coisa é “pensar progressivamente”. Considero fascinante o impacto que a forma de falar tem na mudança do mindset de outra pessoa tão facilmente, tanto para positivo como para negativo – se for para positivo, melhor. É também interessante a forma como a atitude mental está automaticamente ligada à forma como vemos os desafios, dificuldades ou até as facilidades. Após ler este livro já não podemos justificar as nossas atitudes negativas com a “desculpa” de “eu sou assim” quando não conseguimos algo – temos de ativar a nossa atitude mental progressiva para realmente conseguir fazer o que pensamos ser impossível. 
Inicialmente pode parecer um pouco aborrecido por apenas se focar num conceito, mas ao longo do livro podemos ver que as diferentes aplicações desse mesmo conceito tornam o livro pratico, engraçado e de fácil leitura.









REFERÊNCIAS:

Dweck, C. (2018). Mindset: A Atitude Mental para o Sucesso. 2ª Edição, Vogais. Lisboa.
https://pt.m.wikihow.com/Fazer-a-Resenha-Cr%C3%ADtica-de-um-Livro
Junior, G. (2015). O primeiro book review a gente nunca esquece!. Acedido em: 26, Novembro,  
        2018. URL: https://medium.com/medium-brasil/o-primeiro-book-review-a-gente-nunca-
        esquece-bf2d0ee88177
Gates, B. (2015). What You Believe Affects What You Achieve. Acedido em: 26, Novembro, 2018.
        URL: https://www.gatesnotes.com/Books/Mindset-The-New-Psychology-of-Success
Fonseca, J. (2017). Atitude mental e aprendizagem: um livro de Carol S. Dweck. Acedido em: 26,
        Novembro, 2018. URL: https://oapagador.wordpress.com/2017/07/14/livro-carol-dweck/





Silva, S. (2018). A Atitude Mental de Uma Book Review. Research oriented by PhD Patrícia 
    Araújo within "Leadership and Negotiation" Curricular Unit and Presented at Ipam Leadership
    Challenge.3ª Ed. Porto: Portuguese Institute of Marketing and Administration. 






Sara C. Martinho da Silva

saramartinhodasilva@gmail.com
Criativa com atitude positiva. Atenta aos detalhes e cheia
de vontade de aprender coisas novas. Tudo isto e muito mais,
logo a seguir ao café.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ...