05 dezembro 2018

Ser Humano: Uma Miscelânea em Construção - Uma Book Review By Inês Vieira




RESENHA CRÍTICA DO LIVRO A SAGA DE UM PENSADOR
Ser Humano: Uma Miscelânea em Construção

A
ugusto Cury, psiquiatra e psicoterapeuta brasileiro, escreveu o livro Saga de Um Pensador – O Futuro da Humanidade. Retrata um romance repleto de obstáculos e aprendizagens constantes inerentes à construção do Ser Humano. Debruça-se primordialmente sobre a vida de três personagens, Marco Polo, estudante de medicina, Falcão e Poeta, mendigos com nomes fictícios, cujos nomes reais são, respetivamente, Sócrates e Dr.Ulisses Burt. Sócrates é um ex-professor universitário, já Poeta é Dr.Ulisses Burt, médico de renome. A Saga de um Pensador é um texto do século XXI inspirado na história de Marco Polo do século XIII, um viajante pensador(Martins, 2018)
«Estes corpos não têm nome» (Cury, 2011, p.12), é a resposta que serve de mote ao início da nossa história. Marco Polo, jovem estudante de medicina encontra-se na aula de anatomia quando lhe é pedido que comece a dissecar um corpo. Surge-lhe imediatamente a questão, de quem era o corpo que estava a dissecar, responderam-lhe que era de alguém sem nome, de um mendigo sem identidade que morreu por aí e que ninguém reclamou a sua existência. Inquietado com a reposta começa aí a sua procura, em busca da história do ser humano por detrás do corpo que iria dissecar.
O desenrolar do livro acontece com Marco Polo a procurar a história do corpo de Poeta e a conhecer Falcão, também ele mendigo habitante das ruas, que se torna o seu contador de histórias e o auxilia a aumentar a sua inteligência emocional, encontrando respostas para sua as suas dúvidas existenciais. Falcão ensinou ao estudante de medicina que era errado olhar de forma superficial para cadáveres, porque todos tinham a sua história, estimulou o seu sentido crítico e a arte de pensar. A acrescer, ensinou-lhe que as coisas mais simples, como dar um abraço a uma árvore e o ato de agradecer eram as mais fantásticas aos seus olhos.
Neste livro está presente uma motivação em cadeia, que ajudou as personagens a ultrapassarem as fases mais críticas das suas vidas. Passo a explicar, o Poeta defendia que tudo aquilo em que o ser humano crê é aquilo que o controla, portanto se acreditasse em coisas saudáveis iria sê-lo também. Considerando o escrito anteriormente, Poeta motivou Falcão a apoiar-se na sua sabedoria para combater as personagens fictícias que o assombravam e desta forma viver em paz consigo mesmo. Falcão, por sua vez, mostrou a Marco Polo que devia ampliar a sua visão sobre a vida e desligar-se das futilidades inerentes à maquilhagem social em que estava inserido. De seguida, Marco Polo ajudou Anna, mulher por quem se veio a apaixonar, a superar as suas inseguranças, baseando-se no que tinha aprendido com os terapeutas da ruaPoeta e Falcão.
            Marco Polo desmistificou a ideia de que doentes de psiquiatria se tratam apenas com medicamentos e defendeu que o diálogo e a interação social são a principal causa da cura. Fê-los questionarem-se das suas loucuras e alterou a forma como era perspetivado um hospital psiquiátrico. Foi considerado um líder para os pacientes por ser diferente. Assim como para os restantes psiquiatras, porque lhes mostrou resultados de sucesso através de abordagens invulgares e criativas, tais como: entrar nas histórias inventadas pelos pacientes encarando uma personagem e incentivando-os a libertarem-se com o estímulo da dança. O ex-estudante, numa fase posterior, psiquiatra, difundiu a aprendizagem que o mendigo Falcão lhe transmitira.


A minha visão deste livro recai sobre vários aspetos, numa primeira instância considero importante referir que a personalidade das pessoas está inerente às diferentes fases da vida pelas quais passam, moldam-se aos obstáculos, constroem defesas e aumentam o seu autoconhecimento, fomentando assim a sua inteligência emocional. Destaco ainda que o refúgio de Falcão e de Poeta foi a rua, ao tornarem-se mendigos, desproveram-se da futilidade inerente à vida em sociedade, que por vezes é dolorosa e repressiva. Com os seus testemunhos fictícios percebi que é importante cuidar da nossa espécie, o Ser Humano, e tentar relativizar a forma como nos prendemos às nossas limitações, devemos permitir que outros Seres Humanos nos ajudem e nos transmitam conhecimento, como acontece ao longo do livro. Acredito que a palavra Saga no título do livro seja inerente às questões constantes e distintas que colocamos sobre a vida.
            Outra das ilações que tirei foi a forma como as pessoas são observadas pelo seu aspeto exterior assim como pela forma como se exprimem, destaco uma parte do livro em que Poeta, mendigo, foi encarado de forma mais séria quando descobriram que afinal era o Dr.Ulisses Burt, médico de excelência e fundador de uma universidade escola. Constato que na sociedade do século XXI o pacote por vezes supera o valor do interior, no que diz respeito a produtos e até mesmo em relação às pessoas.
É pertinente acrescentar que o livro aborda temáticas como a existência de Deus, a dependência de medicamentos extrema no quotidiano do Ser Humano, o ato do suicídio, o ato de viver em sociedade e a forma como as pessoas falham por não comunicarem entre si. Realço que este texto me fez ver as perdas de outro ângulo, considerando que «Ninguém é uma ilha física, psíquica e social dentro da humanidade» (Cury, 2011, p.86), o que significa que, mesmo com as adversidades, a comunicação está inerente em qualquer estrato social, fase da vida e sobre qualquer tema, uma vez que é estritamente necessária para uma vida saudável. Fazendo um paralelismo para o livro, um mendigo pode tentar isolar-se, mas nunca o consegue fazer na totalidade porque tem sempre interações com o meio envolvente.
Para rematar, A Saga de Um Pensador é um livro motivacional que para além de contar uma história coesa com personagens fictícias, vai introduzindo temas polémicos que me fizeram pensar que todas as respostas que tinha como adquiridas são passíveis de ser alteradas e passarem a ter uma nova abordagem adaptada ao quotidiano. Acrescento ainda que a escolha do título da minha resenha crítica, Ser Humano: Uma Miscelânea em Construção, se prende com a capacidade constante que temos de nos adaptar, mudar, crescer, aprender e encontrar motivação no nosso íntimo mais profundo para que possamos prosseguir a nossa jornada. Os nossos estímulos para seguir em frente podem advir de alguém que seja considerado um líder para nós ou de nós mesmos. Foi uma leitura muito aprazível e inspiradora, recomendo a todos aqueles que apreciam a parte sensível da vida.



Assinatura:
Olá, chamo-me Inês e sou licenciada em Ciências da Comunicação, mas considero-me uma eterna aprendiz. Amante do teatro e da natureza, porém: comunicação, organização e dinamismo são as três palavras que melhor me definem. 
E-mail: inesmendesvieira@gmail.com.



Referências Bibliográficas:
Cury, A. (2011). A Saga de Um Pensador - O Futuro da Humanidade (3aEdição). Pergaminho.
Emotional intelligence. BusinessDictionary.com. Retrieved November 28, 2018, from BusinessDictionary.com Website: http://www.businessdictionary.com/definition/emotional-intelligence.html
Martins, L. A. (2018). Viagens, o livro das maravilhas de Marco Polo. Retrieved from http://visao.sapo.pt/actualidade/visaose7e/livros-e-discos/2018-08-21-Viagens-o-livro-das-maravilhas-de-Marco-Polo
Motivation. BusinessDictionary.com.Retrieved November 28, 2018, from BusinessDictionary.com Website: http://www.businessdictionary.com/definition/motivation.html

Para citar este texto, utilize o seguinte modelo de referência bibliográfica:
Vieira, Inês. (2018). Book Review a Saga de Um Pensador. Research oriented by PhD Patrícia Araújo within "Leadership and Negotiation" Curricular Unit and Presented at Ipam Leadership Challenge.3ª Ed. Porto: Portuguese Institute of Marketing and Administration. Available at:https://ipamleadershipchallenge.blogspot.com/2018/12/ser-humano-uma-miscelanea-em-construcao.html
                                                                                



Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ...