11 dezembro 2018

A Inteligência Financeira Book Review - By Mafalda Bispo


O PODER DA INTELIGÊNCIA FINANCEIRA BOOK REVIEW

Biografia do autor

Robert Toru Kiyosaki nasceu em 1947 em Hilo, no Hawaii. O norte-americano trabalhou na Marinha Mercante devido ao desejo de viajar pelo mundo e conhecer outros mercados. Esta formação permitiu-lhe trabalhar na Standard Oil Company, uma das melhores e maiores companhias de petróleo, criada em 1870. Mais tarde, integrou-se no grupo de Fuzileiros Navais para estudar liderança de tropas, na Guerra do Vietnã, até 1974. Após regressar, trabalhou na Xerox até 1977 para aprender mais sobre técnicas de vendas. Em virtude da experiência adquirida, fundou a Cashflow Technologies. Para além de empresário e investidor, tornou-se conhecido pela sua carreira como escritor, e, de entre os seus 15 livros, ganhou principal destaque o livro “Pai Rico, Pai Pobre”, sendo o “Cashflow” o responsável pela licença da publicação. Este livro foi lançado em parceira com Sharon L. Lechter, empresária, investidora, autora e cofundadora da Cashflow Technologies. “Pai Rico, Pai Pobre” foi lançado em 1997, vendeu mais de 26 milhões de cópias em todo o mundo, foi traduzido em mais 40 idiomas diferentes, tornou-se o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e o livro de finanças pessoais mais vendido no mundo.

Pai Rico, Pai Pobre

No que se refere ao livro, os autores defendem que a educação financeira deve ser desenvolvida desde cedo e que por isso deveria fazer parte do sistema escolar tradicional. Neste sentido, Robert Kiyosaki desenvolveu o “Cashflow”, jogo de mesa educativo, e o livro, por sua vez, desenvolve-se com a ideia implícita nele, a transação da “Corrida de Ratos” para a “Pista de Alta Velocidade”.
Relativamente ao jogo, este permite uma aprendizagem essencialmente a nível de finanças pessoais e investimentos. Antes do início do jogo, o participante define um sonho e inicia-o no primeiro circuito que é a “Corrida dos Ratos”. O objetivo nesta fase é “comprar” ativos suficientes para conseguir “pagar as suas contas” sem depender do seu salário. Quando atinge este objetivo o jogador avança para a “Pista de Alta Velocidade” onde se preocupa apenas com conquistar o sonho que definiu no início do jogo.
A primeira abordagem do livro é que, hoje em dia, boa formação e notas altas não são suficientes para garantir o sucesso de alguém. O mundo mudou e o sistema educacional não acompanhou a mudança. O mesmo não desenvolve a inteligência financeira dos jovens, não lhes explica o que é o dinheiro, investimentos, juros, e outros instrumentos financeiros, e, principalmente, não os prepara para o mundo que irão enfrentar quando terminarem os estudos. É tarefa dos pais preocuparem-se com esta falha e procurar desenvolver a inteligência financeira dos filhos. Robert Kiyosaki esclarece que, o conselho dado antigamente pelos pais aos filhos: de ir para a escola, tirar boas notas, procurar um emprego seguro, pode ser hoje o conselho mais perigoso do mundo. O mundo mudou, os conselhos não podem ser os mesmos já que os empregos deixaram de ser seguros. O autor esclarece o perigo deste conselho através da “Corrida dos Ratos:
"Se observar a vida das pessoas com formação média, trabalhadoras, verá uma trajetória semelhante. A criança nasce e vai para a escola. Os pais orgulham-se porque o filho se destaca, tira notas boas e consegue entrar na universidade. O filho forma-se, talvez faça uma pós-graduação, e faz exatamente o que estava determinado: procura um emprego e segue uma carreira segura e tranquila. Encontra esse emprego, quem sabe de médico ou de advogado, ou entra para as Forças Armadas ou para o serviço público. Geralmente, o filho começa a ganhar dinheiro, adquire cartões de crédito e começam as compras, se é que já não tinham começado. Com dinheiro para torrar, o filho vai aos mesmos lugares onde vão os jovens, conhece alguém, namora e, às vezes, casa. A vida é então maravilhosa porque atualmente marido e mulher trabalham. Dois salários são uma bênção. Eles sentem-se bem-sucedidos, o futuro é brilhante, e eles decidem comprar uma casa, um carro, uma televisão, tirar férias e ter filhos. O desejo realiza-se. A necessidade de dinheiro é imensa. O feliz casal concluiu que as suas carreiras são da maior importância e começam a trabalhar cada vez mais para conseguir promoções e aumentos. A renda aumenta e vem outro filho, e a necessidade de uma casa maior. Eles trabalham ainda mais arduamente, tornam-se funcionários melhores. Voltam a estudar para se especializarem e ganhar mais dinheiro. Talvez tenham mais um emprego. Os salários crescem, o IRS, o imposto de propriedade, os descontos para a Segurança Social, entre outros, também crescem. Eles olham para aquele rendimento e questionam-se para onde vai todo o dinheiro. Aplicam-no em alguns fundos mútuos e pagam as contas do supermercado com cartão de crédito. As crianças já têm cinco ou seis anos e é necessário poupar não só para os aumentos das mensalidades escolares, mas também para a velhice. O feliz casal, nascido há 35 anos, está agora preso na armadilha da "Corrida dos Ratos" para o resto da vida. Eles trabalham para os donos da empresa, para o governo quando pagam os impostos, e para o banco quando pagam cartões de crédito e hipoteca. Então eles aconselham os filhos a estudar com afinco, obter boas notas e conseguir um emprego seguro. Eles não aprendem nada sobre dinheiro, a não ser com aqueles que se aproveitam de sua ingenuidade e trabalham arduamente a vida inteira. O processo repete-se com a geração seguinte de trabalhadores. Esta é a Corrida dos Ratos.”
(Kiyosaki, R. & Lechter, S. 2000/ 1997)
No desenvolvimento do livro, o autor realça as diferenças entre ser dono de uma empresa e ser trabalhador, consequência do constante contraste entre o seu “Pai Rico” e o seu “Pai Pobre”, respetivamente. O “Pai Rico”, empresário com milhões de euros, obrigou o autor a pôr de lado a preguiça mental e a desenvolver habilidades financeiras, a procurar alcançar o que queria por si mesmo e, a entender que a instrução financeira é bem mais valiosa que o dinheiro, pois é esta que constrói riqueza. Por outro lado, o “Pai Pobre” incentivava-o a estudar, tirar boas notas e encontrar um emprego seguro.
Um dos temas tratados no livro é a diferença entre ativos e passivos, e as diferentes perspetivas entre o “Pai Rico” e “Pai Pobre” são apresentadas pelo autor. Robert Kiyosaki esclarece que a grande maioria dos autores defendem que a independência financeira de uma pessoa é medida pelo tempo que o rendimento dos seus ativos é capaz de sustentá-la. E nesta base, o autor incentiva ao crescimento dos ativos ao ponto de não ser necessário o salário como trabalhador para esses ativos cobrirem as despesas. A maioria das pessoas trabalha pelo dinheiro e não põe o dinheiro a trabalhar para elas, não se tornam independentes financeiramente. É importante ter ativos capazes de gerar rendimentos superiores às despesas correntes. Trata-se da “Pista de Alta Velocidade”, a independência financeira.

Proximidade com a matéria da disciplina de Negociação e Liderança

Relativamente à proximidade do livro com a matéria da disciplina de Negociação e Liderança, os temas estudados mais presentes no livro são a autoliderança e automotivação. Para além destes, também estão presentes dois tipos de liderança distintos, o do “Pai Rico” e o do “Pai Pobre”.No que toca à autoliderança e automotivação, percebe-se facilmente que se tratam das bases do livro e que são as mensagens que o autor tenta passar ao leitor, que tenha capacidade para se autoliderar e automotivar.A autoliderança, segundo Bryant e Kazan (2012) é a capacidade de influenciar o próprio a atingir determinados objetivos, e consideram que o autolíder possuí três características essenciais: autoconsciência, autoconfiança, autoeficácia. Com base nisto, o autor incentiva a sermos eficazes, criativos, inovadores e a aprender a lidar com possíveis obstáculos. Consequentemente, para isso, é necessário sermos conscientes de nós próprios, saber até onde podemos ir e o que podemos melhorar. Por fim, implicitamente, o autor incita à autoconfiança, quanto mais desenvolvermos a nossa inteligência financeira, mais habilidades temos. Por sua vez, estas tornam-nos mais confiantes e mais próximos de atingir o sucesso.No livro de Robert Kiyosaki predomina também a automotivação. Segundo a American Psychological Association (2004), para que uma pessoa se motive a si mesma, é necessário que a mesma possua um conjunto de características: autonomia, competências e capacidade de relacionar-se com as pessoas. O autor incita o leitor a ser autónomo, um fator psicológico saudável decisivo para ser capaz de se motivar, a procurar adquirir competências, incentivando à instrução financeira e, por último, a ser capaz de relacionar-se, onde está implícita a conexão com outros e a comunicação, enquanto trabalhador ou dono de uma empresa.Relativamente ao “Pai Rico” é fácil identificar o tipo de liderança transformacional, já que as 4 dimensões destas (Bass e Avolio, 1994) estão presentes: a influência idealizada (carisma), a motivação inspiracional, a estimulação intelectual e consideração individualizada. Na teoria desenvolvida por Carless e Mann (2000), o mesmo sugere que líder é aquele que comunica uma visão, desenvolve os recursos humanos, oferece suporte, potencia os recursos humanos, é inovador, lidera por exemplo e é carismático. Todos estes aspetos são satisfeitos pelo “Pai Rico”, que lidera o autor que sem tomar uma atitude autoritária, preocupa-se com a aprendizagem e transformação do mesmo. O “Pai Rico” obriga o autor a desenvolver o seu pensamento crítico, tratando-se de uma abordagem humanizada que leva à motivação e consequente crescimento do liderado.Por outro lado, observamos um tipo de liderança diferente para o “Pai Pobre”, liderança transacional (Covey, 1992), que se preocupa e empenha-se em fazer com que as metas sejam alcançadas mas não se preocupa em motivar e inspirar os seus recursos humanos e equipa. Este modelo não incentiva a “sair da caixa”, apenas incita ao cumprimento de prazos e objetivos. Desta forma, o “Pai Pobre” incentiva o autor a atingir um objetivo “estudar e ter boas notas para arranjar um emprego seguro”.

Experiência pessoal enquanto Reviewer 

Enquanto leitora, considero a minha experiência bastante positiva. O livro “Pai Rico, Pai Pobre” proporcionou-me momentos intensos de reflexão sobre o medo de arriscar e as vantagens e desvantagens da procura de segurança.Na minha perspetiva, um dos aspetos mais profundos do livro foi o autor defender que é necessário, em algum momento da vida, viver abaixo das possibilidades. Do mesmo modo, a abordagem que mais me cativou foi a “Corrida dos Ratos”, dado que o que ela representa, é, de facto, uma realidade, presente nas pessoas que me rodeiam, e nunca tinha sido capaz de a analisar na perspetiva oferecida pelo autor. O livro teve para mim uma vertente motivacional muito forte, e por isso desvalorizei a veracidade e existência quer do “Pai Rico” como do “Pai Pobre”, ainda que esta tenha sido altamente questionada por outros leitores. O livro oferece valiosos conselhos motivacionais no sentido de deixar o medo e a preguiça de lado, e, incentiva ao desenvolvimento da inteligência financeira. É necessário “tomar as rédeas” do futuro, tanto a nível pessoal como profissional. O medo de arriscar leva muitas vezes à ignorância e prende-nos à “Corrida de Ratos”. O autor preocupa-se em motivar os leitores a quererem melhorar a sua inteligência financeira e despertar o seu génio financeiro.Por fim, considero a sua abordagem da formação e atual sistema de ensino agressiva na medida que, é notória a falta de instrução no que toca a questões financeiras do “dia-a-dia”, mas o autor chega a acusar as instituições universitárias por terem “falsos professores”, dizendo que estes não sabem do que falam. A educação financeira é fundamental para desenvolver uma mentalidade empreendedora. Para isso, é necessário perceber de gestão, de contabilidade, finanças e economia, disciplinas estas que fazem parte do sistema de ensino atual.

Referências bibliográficas

Kiyosaki, R. & Lechter, S. (2000), Pai Rico, Pai Pobre: O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. (60ª ed., M. Monteiro, Trad.) Rio de Janeiro: Elsevier (obra original publicada em 1997).
https://www.wook.pt/autor/robert-t-kiyosaki/613565
https://www.sunoresearch.com.br/tudo-sobre/robert-kiyosaki/
https://www.wook.pt/autor/robert-t-kiyosaki/613565
http://criativocursos.com/comecando-jogar-cash-flow/
https://www.youtube.com/watch?v=VsEmbqbM0U4
https://www.selfleadership.com/what-is-self-leadership/
https://www.youtube.com/watch?v=3sRBBNkSXpY
https://oblogdoempreendedor.pt/pai-rico-pai-pobre-robert-kiyosaki/

Para citar este texto: Bispo, Mafalda (2018) O Poder da Inteligência Financeira Book Review. Research oriented by PhD Patrícia Araújo within "Leadership and Negotiation" Curricular Unit and Presented at IPAM Leadership Challenge.3ª Ed. Porto: Portuguese Institute of Marketing and Administration. Available at: https://ipamleadershipchallenge.blogspot.com/2018/12/a-inteligencia-financeira.html


Assinatura

Mafalda Dias Bispo
mafaldadiasbispo@gmail.com
Aluna do 1º ano do Mestrado em Gestão de Marketing – IPAM Porto
Comprometida, Criativa, Concentrada e Confiante!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ...