09 janeiro 2019

Book Review: Pai Rico, um exemplo de liderança - By Bruno Silva

Book Review: Pai Rico, um exemplo de liderança





Nascido no Hawai, a 8 de Abril de 1947, Robert Kiyosaki é um empresário, autor e investidor Norte Americano. Na sua juventude ingressou a Marinha dos Estados Unidos da América, e foi comercial da gigante Xerox. Alcançou a fama pelas suas perspetivas desafiadoras sobre a educação financeira, que vieram a público no seu livro “Rich Dad Poor Dad”, lançado em 1997, que será o foco deste trabalho. O livro manteve-se no topo da lista de bestsellers do New York Times por mais de 6 anos. 

Desde então, Kiyosaki já publicou mais de uma dezena de livros na sua maioria centrados na temática de finanças pessoais, entre os quais dois livros em co-autoria com o atual presidente Norte Americano, Donald Trump.

O livro “Pai Rico, Pai Pobre” é a autobiografia da infância de Robert Kiyosaki, e da filosofia defendida pelos seus dois pais. Pai pobre, e também instruído, é o pai biológico de Robert, enquanto que o Pai rico é pai de Mike, o seu melhor amigo de infância, que era empreendedor e detentor de vários negócios.

Na verdade, o nome atribuído a cada um deles, Pai rico e Pai pobre não é identificador daquilo que era a riqueza, ou a falta dela dos dois indivíduos. Quando Robert era criança nem o pai do seu melhor amigo Mike era ainda rico, nem o seu era pobre, pertenciam ambos à classe média, e acabaram ambos por se tornar ricos.

A dicotomia entre rico e pobre quer de facto exprimir dois pensamentos distintos quanto aquilo que é a educação, e mais em particular à educação financeira. O pai pobre, pai de Robert Kiyosaki defendia uma educação que é facilmente percebida pelo excerto seguinte do livro: “Vai para a escola, tira notas altas e depois procura um emprego seguro.”. Este é um pensamento cuja enorme difusão é clara, isto é, de facto o que muitos pais encorajam, que os filhos estudem para tirar boas notas e que com isso consigam obter um bom emprego, onde trabalharão afincadamente.


Em contrapartida, o pai rico tem um mindset muito distinto e acredita que não devemos declarar que não conseguimos pagar determinar coisas, mas que devemos questionar-nos antes “how can I afford it?”. No primeiro caso, ao comunicarmos a nós próprios que não conseguimos pagar algo estamos a constatar um facto, enquanto que no último, ao perguntarmos como é que o podemos pagar isto incita a que se pense em alternativas de se obter rendimentos, incentiva a ação.

O pai rico ilustra a forma de como a maior parte das pessoas vive financeiramente recorrendo a uma metáfora com uma corrida de ratos numa roda de laboratório. A maior parte das pessoas trabalha arduamente para fazer face aos seus compromissos financeiros, e quando consegue um aumento salarial investe num estilo de vida melhor, comprando uma casa maior ou um carro melhor, pensando que está a comprar ativos. No entanto, essas aquisições trazem mais despesas, prestações maiores de empréstimo, seguros mais elevados e mais impostos. Este ciclo é como aquele de um rato preso num laboratório a correr numa roda.

Dito isto, o que o autor defende ser o ensinamento do pai do seu amigo Michael, é que se invista, que se reserva uma porção nem que seja pequena do rendimento para esse efeito.  O autor incita a que se vença a aversão ao risco, e que se aprenda a gerir o risco – investindo em instrumentos financeiros como ações ou títulos de divida, ou outros ativos como imobiliário, ou outros capazes de gerar receitas ou de aumentar de valor com o tempo.

O pai rico incentiva a que se invista, e se obtenha rendimentos dos nossos próprios investimentos, para que não fiquemos presos a um emprego, para que não se fique preso na corrida dos ratos. Os seus ensinamentos estão também voltados para o incentivo ao empreendedorismo, visto que este era também empresário, e contava já com alguns negócios criados.

Pelo que é descrito no livro, é notória a influência que o pai rico teve no seu filho Michael e em Kiyosaki, este foi capaz de passar a sua mensagem sobre educação financeira, e do papel crucial desta para o sucesso, de modo tal que ambos seguirão essa visão e tornaram-se indivíduos empreendedores e com estabilidade financeira. Assim, pode-se afirmar que existem evidências para que possamos considerar o pai rico como um líder transformacional, que é um líder capaz de guiar para uma visão, e que desafia os seguidores a atingi-la (Zakeer, Nawaz & Irfan, 2016). A visão de um futuro promissor e financeiramente estável era aquilo a que pai rico incentivava, no entanto para que isto acontecesse era necessário que Michael e Kiyosaki fizessem sacrifícios, nomeadamente que começassem a criar poupanças cedo, e resistir em gasta-las em outras coisas, como um carro melhor ou um estilo de vida superior.

Este era um livro que já se encontrava na minha lista de leitura em stand by há algum tempo, depois de várias sugestões de amigos, no entanto nunca tive oportunidade de o iniciar. Arrependo-me de não o ter lido mais cedo porque é rapidamente lido, e uma vez que a história, em jeito de conselhos é extremamente aspiracional e motivadora, em particular para empreendedores. Apesar que, posteriormente, ao pesquisar mais sobre o autor para esta review, encontrei um artigo da Forbes que aponta que não existem evidências da riqueza de Kiyosaki e que coloca em causa a veracidade da história como autobiográfica, ainda assim, isto não retira o interesse da mensagem que é transmitida, e por isso recomendo a leitura do livro.

Referências bibliográficas

Kiyosaki, R. T., & Lechter, S. L. (1998). Rich dad, poor dad: What the rich teach their kids about money that the poor and middle class do not!. Paradise Valley, Ariz: TechPress.
Zakeer, A. K., Nawaz, A., & Irfan, U. K. (2016). Leadership Theories and Styles: A Literature Review. Journal of Resources Development and Management, 16, 1-7

Webgrafia:



Assinatura

Bruno Ferreira da Silva

Licenciado em Gestão e a fazer Mestrado em Gestão de Marketing. Considero-me curioso e creativo, e com uma vontade enorme de aprender sobre os mais diferentes temas. 

E-mail: brunomiguelferreirasilva@gmail.com


Para citar este texto, utilize o seguinte MODELO de referencia bibliográfica:
Silva, B. (2019). Book Review: Pai Rico, um exemplo de liderança. Research oriented by PhD Patrícia Araújo within "Leadership and Negotiation" Curricular Unit and Presented at Ipam Leadership Challenge.3ª Ed. Porto: Portuguese Institute of Marketing and Administration. Available at: https://ipamleadershipchallenge.blogspot.com/2019/01/book-review-pai-rico-um-exemplo-de.html.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ...