20 novembro 2019

"A self made woman no século XX: Coco Chanel" - Book Review por Gisela Macedo



Livro: Coco Chanel – Peals, Perfume and The Little Black Dress

Autora: Susan Goldman Rubin
É uma escritora americana que escreve sobretudo não-ficção relacionados com arte e história.


Breve Biografia de Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel. Mais conhecida por “Coco Chanel”. Coco surgiu quando em jovem Coco cantava em bares para oficiais da cavalaria francesa, e uma das suas músicas de eleição era “Qui qu’a vu Coco”. Desde então sempre foi tratada por Coco Chanel.

Nasceu numa casa pobre na cidade de Samur em França a 19 de agosto de 1883. Tinha uma irmã mais velha, Júlia, e 4 irmãos mais novos. O seu pai era comerciante em feiras de várias cidades, e a sua mãe tinha receio de perdê-lo então acompanhava-o nas viagens, deixando os cinco filhos com sua família, também numerosa. Entretanto, a sua mãe morreu quando esta tinha 11 anos e o seu pai deixou-a juntamento com as irmãs no orfanato em Aubazine, que era dirigido por freiras.
A difícil infância de Coco fez com que em esta sentisse vergonha do seu passado. Em jovem e adulta inventava versões diferentes sobre a sua origem. Um desses momentos foi ao relatar sobre a sua vivência no orfanato dizendo que o pai tinha ido para a América, à procura de fortuna e voltaria quando fosse rico, deixando-as até então a viver com duas tias. Foi durante o tempo que passou no orfanato e nas visitas às suas tias que Chanel aprendeu a coser e a confecionar roupa.
Aos 18 anos, Coco e a irmã foram para Moulins, onde Coco durante a semana trabalhava numa loja de lingerie, e ao fim-de-semana num alfaiate, onde conheceu os oficiais da cavalaria francesa. Um deles, Étienne, fica encantado por Coco. Ela junta-se a ele, e vão para Vichy, onde Chanel aproveita a vida num ambiente de luxo. Anos mais tarde, Coco apercebe-se que não quer passar uma vida a depender de um homem e que quer trabalhar. É aqui que decide ir para Paris e abre uma loja de chapéus, algo que Coco fazia frequentemente por diversão, mas transforma assim num negócio. É neste momento, em 1910, que nasce a “House of Chanel”.
A Coco tinha por hábito usar as roupas dos namorados e transformá-las em “women fashion”. Dado a sua proximidade com a alta sociedade, os seus looks eram comentados e elogiados, despertando o interesse de mulheres ricas sobre onde estas poderiam adquirir as suas roupas.  Então, Coco começou a responder que se queriam, ela far-lhes-ia, e assim começou a House of Chanel a confecionar e vender roupa.
E o resto é história de um caminho de sucesso daquela que viria a ser uma das mulheres mais ricas e poderosas do século XX. Ao longo dos anos, Coco continuou a criar tendências, até aí nunca antes possíveis para as mulheres, desde o cabelo curto, denominado do “corte chanel” ou “cabelo short bob”, o perfume Chanel nº5 (o primeiro a não usar um aroma floral), o little black dress, os colares de pérolas falsos, entre outros…
O livro mostra que as várias tendências trazidas por Coco Chanel iniciavam-se com a própria a usar a peça/estilo, e a tal peça tornar-se viral por ser inovador, “ela era a sua melhor modelo”.

Líder Transformacional

Uma das características mais associadas a Coco Chanel é o seu carisma. O seu poder inspirador passava para os seus colaboradores que acreditavam na sua qualidade e visão. “Génio criativo” era como estes a descreviam.
Contudo, era sobretudo a sociedade feminina quem Chanel mais inspirava. Ela conseguiu que as mulheres se sentissem com mais poder em termos de moda, e como consequência fez com que estas acreditassem mais em si próprias e no seu poder, alterando os seus comportamentos e atitudes relativamente ao seu papel na sociedade.
Nesta biografia sente-se o quão Coco era uma mulher com uma atitude extremamente confiante e comportamento não convencional. É, deste modo, possível identificar Coco Chanel como uma líder transformacional. Ela era um modelo a seguir na sua organização, assim como para as mulheres na sociedade.
A liderança transformacional está particularmente ligada às características pessoais e comportamentais do líder. Ao longo da narrativa verificam-se algumas qualidades fortes da sua personalidade, que contribuíram para o seu sucesso como a sua coragem, independência, trabalho árduo, persistência, criatividade e o seu lado empreendedor.
Se Chanel não fosse respeitada as pessoas não considerariam as suas ideias, ela lidera pelo exemplo. Coco Chanel é um exemplo de uma liderança transformacional combinada com um estilo autocrático.

Líder Autocrática

Chanel apresenta também aspetos semelhantes a uma liderança autocrática. A sua equipa seguia-a porque se sentiam inspirados e acreditavam na sua visão do futuro, contudo também sentiam medo dela e das suas explosões de mau humor, consideravam que ela tinha temperamento, era sarcástica, intolerante e autocrática. “ela era forte e implacável com a equipa.” Para eles, a extrema confiança de Coco demonstravam que ela era arrogante e rude. 
Outro dos aspetos em que Coco apresenta este estilo de liderança era pelo seu controlo, supervisionando constantemente o trabalho dos seus colaboradores, e conferindo instruções ao detalhe. Muitas das vezes criticava e refazia o trabalho já feito pelos seus colaboradores.

Self-leadership

Auto-liderança é a capacidade de influenciar o próprio pensamento, sentimentos e ações para alcançar seus objetivos (Bryant, Kazan 2012). Ou seja, é o processo pelo qual te influencias a ti próprio para atingir os teus propósitos.
Chanel entendia que para o sucesso que desejava tinha de trabalhar arduamente. Pelas suas próprias palavras “Success is often achieved by those who don't know that failure is inevitable”. Sabia que para ser uma bem sucedida, naquela época, era importante ser independente e ela própria, sem medos “In order to be irreplaceable, one must always be different….The most courageous act is still to think for yourself. Aloud.”
O fator motivacional na auto-liderança permite que a própria pessoa se torne melhor líder e empreendedor.
Pessoalmente, a escolha deste livro teve por base o meu interesse inicial em estudar uma líder no feminino. Após uma conversa de aconselhamento com a prof. Doutora Patrícia Araújo surgiu a ideia de correlacionar a minha ideia inicial com outro tema do meu gosto pessoal, a moda. Nesse caso, a escolha mais acertada foi pegar na Coco Chanel, uma líder revolucionária do século XX. Além da compreensão da sua vida através das suas criações, este livro transporta-nos à própria personalidade da Coco Chanel e relata-nos diversos episódios de uma mulher extraordinariamente determinada, forte, criativa e ao mesmo tempo pouco empática. É um livro de compreensão fácil, rápida leitura e prende instantaneamente uma pessoa. Sobretudo ensina-nos no papel que o poder da motivação e da nossa própria confiança pode ter na face de adversidades e no caminho para o sucesso.

Breve Apresentação

O meu nome é Gisela Macedo, tenho 22 anos e vivo em Vila Nova de Famalicão. Sou licenciada em Ciências da Comunicação e neste momento estou a frequentar o Mestrado em Gestão de Marketing.

Referências Bibliográficas e Netgrafia

Rubin, Susan Goldman (2018). Coco Chanel – Pearls, Perfume and the Little Black Dress, Abrams Books Bryant, A. & Kazan, A. (2012). Self-Leadership: How to Become a More Successful, Efficient, and Effective Leader from the Inside Out, McGraw-Hill Education

Referência para citação:
Macedo, G. (2019). “- A self made woman no século XX: Coco Chanel” – Book Review do Livro “Coco Chanel – Pearls, Perfume and the Little Black Dress”. Research oriented by PhD Patrícia Araújo within "Leadership and Negotiation" Curricular Unit and Presented at Ipam Leadership Challenge.3ª Ed. Porto: Portuguese Institute of Marketing and Administration

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ...