Autora: Susan Goldman Rubin
É uma escritora americana que escreve sobretudo
não-ficção relacionados com arte e história.
Breve Biografia de Coco Chanel
Gabrielle Bonheur Chanel. Mais conhecida por “Coco Chanel”. Coco
surgiu quando em jovem Coco cantava em bares para oficiais da cavalaria
francesa, e uma das suas músicas de eleição era “Qui qu’a vu Coco”. Desde então
sempre foi tratada por Coco Chanel.
Nasceu numa casa pobre na cidade de Samur em França a 19 de agosto
de 1883. Tinha uma irmã mais velha, Júlia, e 4 irmãos mais novos. O seu pai era
comerciante em feiras de várias cidades, e a sua mãe tinha receio de perdê-lo
então acompanhava-o nas viagens, deixando os cinco filhos com sua família, também
numerosa. Entretanto, a sua mãe morreu quando esta tinha 11 anos e o seu pai
deixou-a juntamento com as irmãs no orfanato em Aubazine, que era dirigido por
freiras.
A difícil
infância de Coco fez com que em esta sentisse vergonha do seu passado. Em jovem
e adulta inventava versões diferentes sobre a sua origem. Um desses momentos
foi ao relatar sobre a sua vivência no orfanato dizendo que o pai tinha ido
para a América, à procura de fortuna e voltaria quando fosse rico, deixando-as
até então a viver com duas tias. Foi durante o tempo que passou no orfanato e
nas visitas às suas tias que Chanel aprendeu a coser e a confecionar roupa.
Aos 18 anos, Coco e a irmã foram para Moulins, onde Coco durante a
semana trabalhava numa loja de lingerie, e ao fim-de-semana num alfaiate, onde
conheceu os oficiais da cavalaria francesa. Um deles, Étienne, fica encantado
por Coco. Ela junta-se a ele, e vão para Vichy, onde Chanel aproveita a vida
num ambiente de luxo. Anos mais tarde, Coco apercebe-se que não quer passar uma
vida a depender de um homem e que quer trabalhar. É aqui que decide ir para
Paris e abre uma loja de chapéus, algo que Coco fazia frequentemente por diversão,
mas transforma assim num negócio. É neste momento, em 1910, que nasce a “House
of Chanel”.
A Coco tinha por
hábito usar as roupas dos namorados e transformá-las em “women fashion”. Dado a
sua proximidade com a alta sociedade, os seus looks eram comentados e elogiados,
despertando o interesse de mulheres ricas sobre onde estas poderiam adquirir as
suas roupas. Então, Coco começou a
responder que se queriam, ela far-lhes-ia, e assim começou a House of Chanel
a confecionar e vender roupa.
E o resto é
história de um caminho de sucesso daquela que viria a ser uma das mulheres mais
ricas e poderosas do século XX. Ao longo dos anos, Coco continuou a criar tendências,
até aí nunca antes possíveis para as mulheres, desde o cabelo curto, denominado
do “corte chanel” ou “cabelo short bob”, o perfume Chanel nº5 (o primeiro a não
usar um aroma floral), o little black dress, os colares de pérolas
falsos, entre outros…
O livro mostra
que as várias tendências trazidas por Coco Chanel iniciavam-se com a própria a
usar a peça/estilo, e a tal peça tornar-se viral por ser inovador, “ela era
a sua melhor modelo”.
Líder
Transformacional
Uma das
características mais associadas a Coco Chanel é o seu carisma. O seu poder
inspirador passava para os seus colaboradores que acreditavam na sua qualidade
e visão. “Génio criativo” era como estes a descreviam.
Contudo,
era sobretudo a sociedade feminina quem Chanel mais inspirava. Ela conseguiu
que as mulheres se sentissem com mais poder em termos de moda, e como consequência
fez com que estas acreditassem mais em si próprias e no seu poder, alterando os
seus comportamentos e atitudes relativamente ao seu papel na sociedade.
Nesta
biografia sente-se o quão Coco era uma
mulher com uma atitude extremamente confiante e comportamento não convencional.
É, deste modo, possível identificar Coco Chanel como uma líder
transformacional. Ela era um modelo a seguir na sua organização, assim como
para as mulheres na sociedade.
A liderança
transformacional está particularmente ligada às características pessoais e
comportamentais do líder. Ao longo da narrativa verificam-se algumas qualidades
fortes da sua personalidade, que contribuíram para o seu sucesso como a sua coragem,
independência, trabalho árduo, persistência, criatividade e o seu lado
empreendedor.
Se Chanel não fosse respeitada as pessoas
não considerariam as suas ideias, ela lidera pelo exemplo. Coco Chanel é um exemplo de uma liderança transformacional
combinada com um estilo autocrático.
Líder Autocrática
Chanel apresenta também aspetos semelhantes a uma liderança
autocrática. A sua equipa seguia-a porque se sentiam inspirados e acreditavam
na sua visão do futuro, contudo também sentiam medo dela e das suas explosões
de mau humor, consideravam que ela tinha temperamento, era sarcástica,
intolerante e autocrática. “ela era forte e implacável com a equipa.” Para
eles, a extrema confiança de Coco demonstravam que ela era arrogante e rude.
Outro dos aspetos em que Coco apresenta este estilo de liderança
era pelo seu controlo, supervisionando constantemente o trabalho dos seus
colaboradores, e conferindo instruções ao detalhe. Muitas das vezes criticava e
refazia o trabalho já feito pelos seus colaboradores.
Self-leadership
Auto-liderança é a capacidade de influenciar o próprio pensamento,
sentimentos e ações para alcançar seus objetivos (Bryant, Kazan 2012). Ou seja,
é o processo pelo qual te influencias a ti próprio para atingir os teus propósitos.
Chanel entendia que para o sucesso que desejava tinha de trabalhar
arduamente. Pelas suas próprias palavras “Success is often achieved by those
who don't know that failure is inevitable”. Sabia que para ser uma bem
sucedida, naquela época, era importante ser independente e ela própria,
sem medos “In order to be irreplaceable, one must always be different….The
most courageous act is still to think for yourself. Aloud.”
O fator motivacional na auto-liderança permite que a própria
pessoa se torne melhor líder e empreendedor.
Pessoalmente, a escolha deste livro teve por base o meu interesse
inicial em estudar uma líder no feminino. Após uma conversa de aconselhamento
com a prof. Doutora Patrícia Araújo surgiu a ideia de correlacionar a minha
ideia inicial com outro tema do meu gosto pessoal, a moda. Nesse caso, a
escolha mais acertada foi pegar na Coco Chanel, uma líder revolucionária do
século XX. Além da compreensão da sua vida através das suas criações, este
livro transporta-nos à própria personalidade da Coco Chanel e relata-nos
diversos episódios de uma mulher extraordinariamente determinada, forte,
criativa e ao mesmo tempo pouco empática. É um livro de compreensão fácil,
rápida leitura e prende instantaneamente uma pessoa. Sobretudo ensina-nos no papel
que o poder da motivação e da nossa própria confiança pode ter na face de
adversidades e no caminho para o sucesso.
Breve Apresentação
O meu nome é Gisela Macedo,
tenho 22 anos e vivo em Vila Nova de Famalicão. Sou licenciada em Ciências da
Comunicação e neste momento estou a frequentar o Mestrado em Gestão de
Marketing.
Contacto: giselacastromacedo@gmail.com
Referências Bibliográficas e
Netgrafia
Rubin, Susan Goldman (2018).
Coco Chanel – Pearls, Perfume and the Little Black Dress, Abrams Books Bryant, A. & Kazan, A. (2012). Self-Leadership: How to Become a More
Successful, Efficient, and Effective Leader from the Inside Out, McGraw-Hill
Education
Referência para citação:
Macedo, G. (2019). “- A self made woman no século XX: Coco Chanel”
– Book Review do Livro “Coco Chanel – Pearls, Perfume and the Little Black
Dress”. Research oriented by PhD Patrícia Araújo within "Leadership and
Negotiation" Curricular Unit and Presented at
Ipam Leadership Challenge.3ª Ed. Porto: Portuguese Institute of Marketing and
Administration
Sem comentários:
Enviar um comentário
Escreva aqui o seu comentário ...