20 novembro 2019

Servir para liderar - Book review “O Monge e o Executivo – By Diogo Bento


Esta é uma história que agarra o leitor, tal é a simplicidade das palavras que são usadas para falar sobre liderança, tocando em várias ideias-chave que parecem estar adormecidas no subconsciente de quem o lê.


Sobre o Autor


Fonte: www.claudia.abril.com.br
   James C. Hunter nasceu a 26 de junho de 1955, em Detroit, no estado de Michigan, nos EUA. Atualmente vive no mesmo estado com a mulher Denise e filha Rachael.
   É autor de alguns livros sobre liderança, sendo dois deles bestsellers internacionais. O primeiro é: - “O Monge e o Executivo – Uma História sobre a Essência da Liderança”; depois do sucesso que teve com este livro, James lança o segundo livro que se tornaria o seu segundo bestseller: “Como Se Tornar Um Líder Servidor”.
   Os seus livros são usados em diversos cursos de MBA e noutros programas curriculares, e já foram traduzidos para 20 línguas. Até à data já foram vendidos mais de cinco milhões de cópias por todo o mundo, segundo informações do seu próprio website.
   O autor tem discursado sobre liderança de serviço perante inúmeras plateias, através da sua empresa de Training & Consulting, a JD Hunter Associates.
   Da sua carteira de clientes, fazem parte organizações como a American Express, a Best Buy, a McDonald’s, a Microsoft, a Nestlé e a Procter & Gamble, além do Exército, da Marinha, da Força Aérea e dos Marines dos EUA.

Sobre o Livro


   Ao longo das cerca de cento e cinquenta páginas que compõem o livro “O Monge e o Executivo”, o leitor viaja durante uma semana na vida de John Daily, pelas palavras do próprio, acompanhando o seu retiro espiritual que mudará a sua vida.
  John Daily é administrador-geral de uma empresa vidraceira, até à data muito bem-sucedido profissionalmente, e é também treinador de uma equipa de beisebol em regime de voluntariado. É casado com Rachael, com quem tem dois filhos, o John Jr. de 14 anos e a Sarah dois anos mais nova.
   Tudo parece correr bem na vida de John, até que os problemas começam a aparecer. A vida de John começa a desmoronar-se aos poucos, com sucessivos acontecimentos que o deixam cada vez mais desorientado. Rachael já não se sente feliz no casamento, pois este não satisfaz as suas necessidades, e a relação com os filhos está deteriorada, o filho está a passar uma fase de rebeldia em que não respeita ninguém e a filha está cada vez mais distante de John. Para acrescentar a tudo isto, no emprego, um movimento sindical agita os funcionários liderados por ele. Os seus superiores acreditam que é um problema de gestão, algo que o transtorna completamente. Tudo o que está a correr mal na vida de John resume-se ao facto de este não estar a desempenhar da melhor forma as suas funções como líder.
   Perante todos estes acontecimentos negativos na vida de John, e depois de uma conversa com o pastor da Igreja que frequenta, e com o incentivo da esposa, este decide fazer um retiro no mosteiro John of the Cross, perto do lado de Michigan.
   Ainda que relutante com a ideia, John fica entusiasmado com a possibilidade de conhecer Len Hoffman, um lendário executivo que liderou grandes empresas nos EUA e, entretanto, largara toda a sua vida de sucesso para servir no mosteiro, onde partilha princípios valiosos sobre liderança.
   Já no mosteiro, John descobre algo que o deixa atordoado. Durante muitos anos, tinha um sonho repetitivo onde ouvia sempre uma voz que dizia “Encontre Simeão e ouça-o!”. Simeão foi o nome adotado por Len Hoffman a partir do momento que se tornou frade. Seria o destino? Isso deixou John ainda com mais vontade de conhecer Hoffman.
  E assim inicia a viagem de John no mosteiro. Mais tarde percebe que Simeão é o responsável pelo curso de liderança que irá frequentar ao longo da semana, juntamente mais cinco elementos: Lee (pastor), Greg (sargento de exército), Theresa (diretora de uma escola pública), Chris (treinadora de basquetebol) e Kim (enfermeira).
  As aulas de liderança ao longo de semana servirão para todos os elementos do grupo interiorizarem várias lições inerentes à posição do líder e também para aprender todos uns com os outros. Esse é o motivo que os leva a ter o seminário em grupo, pois é muito importante o diálogo entre as pessoas, e o líder precisa de ouvir os outros, escutar com atenção.
   A partir daí, e em conjunto, o grupo facilmente chega à definição de liderança
“capacidade de influenciar as pessoas de modo a trabalharem de forma entusiasta visando atingir os objetivos identificados como sendo para bem comum”.
   A liderança pode ser exercida de duas formas: através do poder ou da autoridade, sendo que o poder é a possibilidade de coagir alguém a fazer a sua vontade, utilizado a posição que ocupa.
   Por outro lado, a autoridade é descrita como:
“a capacidade de levar as pessoas a fazerem por vontade própria o que quer que elas façam, devido à sua influência pessoal” 
   Ou seja, é exercida através de um conjunto de habilidades especiais e comportamentos que são trabalhados durante um longo processo e dizem respeito a quem somos como pessoas, não sendo características inatas, são desenvolvidas ao longo da vida. O grupo chega à conclusão de algumas características que um líder deve ter, tais como: ser honesto, ser um bom exemplo, preocupado, comprometido, bom ouvinte, confiável, respeitoso, encorajador, entusiasta e com atitude positiva e amoroso.
 Sendo o papel de líder, satisfazer as necessidades das pessoas, este deve perceber quais são as necessidades dos seus liderados. Segundo a pirâmide da hierarquia das necessidades humanas, Abraham Maslow coloca da base para o topo, respetivamente, as necessidades básicas fisiológicas (comida, água e casa) em seguida o ambiente seguro e proteção na empresa, logo em cima o sentimento de pertença e respeito, em seguida reconhecimento no trabalho e espaço para a realização pessoal. Se o líder se preocupar com estas necessidades dos seus liderados então ele será um líder servidor.
Imagem 1- Modelo de liderança (foto do livro)
   
   O líder servidor é aquele que lidera através da autoridade. Para tal ele tem de ter a vontade como base de tudo. Essa vontade vai permiti-lo amar, servir e sacrificar-se pelos outros, como exemplificado no modelo de liderança presente na imagem 1. É importante perceber que o sentido de líder servidor é atender às necessidades dos seus liderados e não satisfazer os desejos dos mesmos.
   A semana vai a meio, mas John sente que os princípios que têm sido discutidos nos últimos dias, têm uma importância tremenda na forma de ser de qualquer líder.

   Nos dias seguintes fala-se sobre princípios de liderança e amor, e também sobre o ambiente saudável que se deve ter.
     O amor ágape é um tema abordado durante uma das sessões. Ágape é uma palavra grega que se dava ao amor há cerca de dois mil anos atrás, usada no sentido de doar aos outros e gostar dos outros como de nós mesmos. As principais características do amor ágape são: paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação perdão, honestidade compromisso e entusiasmo.
  Estas características são também as que definem a liderança pela autoridade, daí a importância do amor na liderança. Um dos exemplos mais recorrentes no contexto de líder servidor, é Jesus Cristo, que liderou pela autoridade, servindo e sacrificando-se pelos outros, e foi capaz de influenciar milhões de pessoas através das suas ações.
   O ambiente de trabalho é o tema abordado em seguida, pois é muito importante ter um ambiente de trabalho saudável, de forma a que os liderados cresçam e tenham sucesso nas suas funções. Na realidade tem a ver com colher os frutos que cada um plantou. É dado o exemplo do jardim e do que as pessoas plantam no mesmo, onde são importantes todas as fases de crescimento para colher bons frutos no final.
   E assim chega ao fim a semana de John e do seu grupo, com sentimento de que abordaram vários princípios que só se tornarão importantes, se daí em diante forem bem aplicados nas suas vidas.

Fonte: www.fnac.pt


   Falando um pouco sobre a minha experiência com a leitura deste livro, devo dizer que fiquei bastante surpreendido com a simplicidade que o autor consegue passar vários princípios sobre liderança, de forma agradável e clara. No momento que escolhi o livro, fi-lo especialmente por recomendação de um amigo, quando questionei sobre livros desta temática. Devo acrescentar que fiquei bastante reticente depois de ver a capa do mesmo, pois fiquei com a ideia que seria algo muito aborrecido e bastante técnico.
   A partir do momento que o comecei a ler, não mais o larguei até finalizar. Senti também que depois de interiorizar vários princípios presentes no mesmo, passei a olhar para alguns aspetos com outros olhos, especialmente na forma como trato as pessoas à minha volta.
   Recomendo vivamente este livro a qualquer pessoa que queria aprender um pouco sobre liderança de forma simples e descontraída.



Referência Bibliográfica


Hunter, J. C. (2013). O Monge e o Executivo - Uma História sobre a Essência da Liderança. Barcarena: Marcador.

Webgrafia


http://www.jameshunter.com/, retrieved November 1, 2019.




Autor: Diogo Bento
Email: diogoapbento@gmail.com
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Sobre mim: Organizado e entusiasta, apaixonado por desporto
e com muita vontade de aprender e viver a vida com a maior
alegria possível.



Para citar este texto, utilize a seguinte referência bibliográfica:
Bento, D. (2019). Servir para liderar - Book review do livro: “O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da Liderança”. Research oriented by PhD Patrícia Araújo within "Leadership and Negotiation" Curricular Unit and Presented at Ipam Leadership Challenge.4a Ed. Porto: Portuguese Institute of Marketing and Administration. Available at: https://ipamleadershipchallenge.blogspot.com/2019/11/servir-para-liderar-book-review-do.html

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