26 novembro 2019

Os Mindsets e o Desempenho Organizacional- Book Review- By Mariana Rodrigues Silva

O livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, escrito por Carol S. Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford e Especialista Internacional em sucesso e motivação, apresenta um estudo de comportamentos realizado a fim de descobrir como e porque as pessoas lidam com o sucesso e o fracasso de maneiras diferentes. Porque determinadas pessoas evoluem e outras estagnam. E ao realizar a pesquisa, a autora, conseguiu descobrir que os factores determinantes para tais comportamentos, seriam controlados por nossa mente através do mindset que adotamos. 

Carol Dweck durante sua pesquisa conseguiu encontrar dois tipos de mindset, o mindset fixo e o mindset de crescimento. No mindset fixo as pessoas tendem a não saber lidar com seus próprios erros, perdas e fracassos. E entendem que se não conseguiram algo é porque são incapazes de forma definitiva, não havendo nada que possa mudar. Já para pessoas com o mindset de crescimento o fracasso pode ser visto como uma motivação para se esforçar mais e atingir o objetivo em uma próxima oportunidade. 

E com base nisso, a autora relata diversos casos aplicados em escolas, empresas e situações cotidianas a fim de caracterizar o mindset das pessoas em determinadas situações e assim justificar sua teoria. No que tange aos mindsets dentro das organizações, a autora cita o estudo realizado por Jim Collins no qual analisou, durante 5 anos, 11 empresas que progrediram em relação as outras com o objetivo de descobrir o motivo. Dentre os resultados o que mais se destacou foi o tipo de líder que as liderava. Jim Collins conseguiu verificar que as empresas que obtiveram mais sucesso durante esses anos, eram empresas lideradas por pessoas discretas, que estavam sempre a questionar as coisas e que olhavam as suas falhas e as da equipe, sempre buscando soluções e mantendo a fé no sucesso final. Ou seja, líderes com mindset de crescimento. 

De acordo com o livro, líderes com mindset de crescimento, não estão sempre tentando provar que são melhores, mas acreditam no desenvolvimento humano e por isso estão sempre tentando melhorar. Buscando com franqueza quais qualificações ele, a sua equipe e a empresa precisam para atingir seus objetivos. E com isso se baseia e confia em fatos para progredir e não em apenas talentos fixados como natos. 

Considerando tais informações em correlação com a Teoria da Liderança Transformacional, entende-se que um líder transformacional tem mindset de crescimento, pois é um líder próximo a sua equipe, e constantemente em busca da evolução individual e colectiva. E por adoptar tal postura, passa a ser admirado e respeitado pela equipe. A hierarquia existe de forma a sustentar a distribuição de competências e responsabilidades, e não para escalar superioridade entre os indivíduos. 

Como forma de mostrar como o mindset do líder pode interferir no desempenho da organização, a autora Carol Dweck cita um estudo de caso sobre mindsets e decisões organizacionais desenvolvido por Robert Wood e Albert Bandura, no qual alunos do curso de gestão foram testados com uma tarefa fictícia de liderança. Teriam que colocar os funcionários de uma empresa X nos cargos certos de acordo com suas características e motivá-los. Para faze-lo da melhor forma teriam que reavaliar constantemente sua tomada de decisões, baseados nas informações do desempenho da empresa. A turma foi dividida em dois grupos, a serem orientados de maneiras diferentes. Um grupo foi orientado de forma a estimular seus mindsets fixos, a esse disseram que a tarefa seria para medir suas capacidades natas, ou seja, os estudantes entediam que quanto maior sua capacidade subjacente, melhor seria o seu desempenho. Ja o segundo grupo foi estimulado a ter mindset de crescimento, e os estudiosos, os disseram que suas capacidades de liderança iriam se desenvolver com a prática e que o objetivo daquele estudo era os dar uma oportunidade de identificar suas aptidões. 

 Ao final do estudo Robert e Albert concluíram que os estudantes orientados para o mindset fixo não conseguiram aprender com seus erros, apenas frustraram-se. E os estudantes do mindset de crescimento, que obtiveram os melhores resultados, continuaram a aprender, sem se sentirem pressionados com a avaliação, lidando com seus erros de forma franca e colectando as informações necessárias para mudar a estratégia quando preciso. 

Ou seja, esse estudo foi capaz de mostrar de forma clara como os mindset dos líderes são determinantes no desempenho de uma organização, uma vez que um líder representa por vezes um espelho para a equipe, este deve ser o primeiro a adoptar o mindset de crescimento para então influenciar os seus colaboradores a pensar da mesma forma. 

Após a leitura do livro e entendimento dos dois mindset explorados através dos casos, foi possível perceber que para um melhor desempenho organizacional, adoptar um mindset de crescimento por mais que seja uma tarefa difícil, é um exercício que poderia ser praticado por todos os indivíduos. Uma vez que ele nos ajuda a ter uma perspectiva optimista, e principalmente, nos mantendo sempre em movimento em busca de aprendizado, compreendendo o aprendizado como uma constante evolução.

Silva, Mariana Rodrigues. 2019. Os Mindsets e o desempenho Organizacional. Research oriented by PhD Patricia Araujo within ´´Leadership and Negociation´´ Curricular Unit and Presented at Ipam Leadership Challenge 3ªEd. Porto: Portuguese Institute os Marketing and Administration.

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