O livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, escrito por Carol S. Dweck,
professora de psicologia da Universidade de Stanford e Especialista Internacional em
sucesso e motivação, apresenta um estudo de comportamentos realizado a fim de
descobrir como e porque as pessoas lidam com o sucesso e o fracasso de maneiras
diferentes. Porque determinadas pessoas evoluem e outras estagnam. E ao realizar a
pesquisa, a autora, conseguiu descobrir que os factores determinantes para tais
comportamentos, seriam controlados por nossa mente através do mindset que
adotamos.
Carol Dweck durante sua pesquisa conseguiu encontrar dois tipos de mindset,
o mindset fixo e o mindset de crescimento. No mindset fixo as pessoas tendem a não
saber lidar com seus próprios erros, perdas e fracassos. E entendem que se não
conseguiram algo é porque são incapazes de forma definitiva, não havendo nada que
possa mudar. Já para pessoas com o mindset de crescimento o fracasso pode ser visto
como uma motivação para se esforçar mais e atingir o objetivo em uma próxima
oportunidade.
E com base nisso, a autora relata diversos casos aplicados em escolas,
empresas e situações cotidianas a fim de caracterizar o mindset das pessoas em
determinadas situações e assim justificar sua teoria.
No que tange aos mindsets dentro das organizações, a autora cita o estudo
realizado por Jim Collins no qual analisou, durante 5 anos, 11 empresas que
progrediram em relação as outras com o objetivo de descobrir o motivo. Dentre os
resultados o que mais se destacou foi o tipo de líder que as liderava. Jim Collins
conseguiu verificar que as empresas que obtiveram mais sucesso durante esses anos,
eram empresas lideradas por pessoas discretas, que estavam sempre a questionar as
coisas e que olhavam as suas falhas e as da equipe, sempre buscando soluções e
mantendo a fé no sucesso final. Ou seja, líderes com mindset de crescimento.
De acordo com o livro, líderes com mindset de crescimento, não estão sempre
tentando provar que são melhores, mas acreditam no desenvolvimento humano e por
isso estão sempre tentando melhorar. Buscando com franqueza quais qualificações ele,
a sua equipe e a empresa precisam para atingir seus objetivos. E com isso se baseia e
confia em fatos para progredir e não em apenas talentos fixados como natos.
Considerando tais informações em correlação com a Teoria da Liderança
Transformacional, entende-se que um líder transformacional tem mindset de
crescimento, pois é um líder próximo a sua equipe, e constantemente em busca da
evolução individual e colectiva. E por adoptar tal postura, passa a ser admirado e
respeitado pela equipe. A hierarquia existe de forma a sustentar a distribuição de
competências e responsabilidades, e não para escalar superioridade entre os indivíduos.
Como forma de mostrar como o mindset do líder pode interferir no desempenho
da organização, a autora Carol Dweck cita um estudo de caso sobre mindsets e decisões
organizacionais desenvolvido por Robert Wood e Albert Bandura, no qual alunos do
curso de gestão foram testados com uma tarefa fictícia de liderança. Teriam que colocar
os funcionários de uma empresa X nos cargos certos de acordo com suas características
e motivá-los.
Para faze-lo da melhor forma teriam que reavaliar constantemente sua tomada
de decisões, baseados nas informações do desempenho da empresa. A turma foi dividida
em dois grupos, a serem orientados de maneiras diferentes. Um grupo foi orientado de
forma a estimular seus mindsets fixos, a esse disseram que a tarefa seria para medir
suas capacidades natas, ou seja, os estudantes entediam que quanto maior sua
capacidade subjacente, melhor seria o seu desempenho. Ja o segundo grupo foi
estimulado a ter mindset de crescimento, e os estudiosos, os disseram que suas
capacidades de liderança iriam se desenvolver com a prática e que o objetivo daquele
estudo era os dar uma oportunidade de identificar suas aptidões.
Ao final do estudo Robert e Albert concluíram que os estudantes orientados para
o mindset fixo não conseguiram aprender com seus erros, apenas frustraram-se. E os
estudantes do mindset de crescimento, que obtiveram os melhores resultados,
continuaram a aprender, sem se sentirem pressionados com a avaliação, lidando com
seus erros de forma franca e colectando as informações necessárias para mudar a
estratégia quando preciso.
Ou seja, esse estudo foi capaz de mostrar de forma clara
como os mindset dos líderes são determinantes no desempenho de uma organização,
uma vez que um líder representa por vezes um espelho para a equipe, este deve ser o
primeiro a adoptar o mindset de crescimento para então influenciar os seus
colaboradores a pensar da mesma forma.
Após a leitura do livro e entendimento dos dois mindset explorados através dos
casos, foi possível perceber que para um melhor desempenho organizacional, adoptar
um mindset de crescimento por mais que seja uma tarefa difícil, é um exercício que
poderia ser praticado por todos os indivíduos. Uma vez que ele nos ajuda a ter uma
perspectiva optimista, e principalmente, nos mantendo sempre em movimento em
busca de aprendizado, compreendendo o aprendizado como uma constante evolução.
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