Apresentação do Livro e Descrição
da Obra
“Mandela, Meu Prisioneiro, Meu
Amigo”, foi o livro que selecionei para leitura e realização do presente
trabalho. Conhecendo a história de vida e luta de Nelson Mandela pelos direitos
do seu povo contra o apartheid, optei por aprofundar os meus conhecimentos
sobre a sua causa, capacidade de liderança e sobretudo vida durante um governo
que instigava a segregação racial.
O livro foi escrito por Christo
Brand em conjunto com a jornalista Barbara Jones, sendo esta edição
comemorativa do centenário de Nelson Mandela, no ano de 2018.
Christo Brand, o autor principal
do livro e narrador da história nasceu no interior da África do Sul, na cultura
africânder rodeado por pessoas de cor branca, mestiça e de cor negra. Optou por
ser guarda prisional a fim de fugir à vida militar, aos 19 anos de idade.
Rolihiahia Dalibhunga Mandela,
era filho de um chefe tribal e foi criado numa aldeia de cultura xhosa. Estou
Direito, na Universidade de Fort Hare, a primeira universidade destinada a
negros para se poder dedicar à luta contra o sistema que perseguia os mestiços
e negros e dava superioridade aos brancos.
As suas vidas cruzam-se então em
junho de 1964 na secção B da prisão de Robben Island, na África do Sul, quando
Nelson Mandela foi condenado por terrorismo no Processo de Rivónia, a prisão
perpétua, juntamente com 7 companheiros do Congresso Nacional Africano (partido
ANC), do qual Mandela era o comandante-chefe do braço armado.
É neste início de vida na prisão,
quando é atribuída a secção B a Brand, onde se encontravam os prisioneiros de
Rivónia que se começa a desenvolver aquela que vem a ser uma grande, embora
improvável, amizade entre o prisioneiro e o guarda.
Foi a educação de ambos que fez
que com que tal amizade e confiança se desenvolvesse, ajudando ambos a suportar
os difíceis 27 anos vividos nas 3 prisões por onde passaram e que viesse a
durar para além dos dias de cela.
A narrativa descreve então a vida
de Nelson Mandela por quem o conheceu atrás das grades e apresenta uma
perspetiva que na altura não era conhecida do mundo, sendo que o mundo nunca
desistiu de lutar pela sua libertação. É possível perceber a capacidade de
auto-liderança, a continua vontade de aprendizagem e exercício da mente e do
corpo, a fim de que se continuasse a sentir capaz de lutar e defender a sua
causa.
No ano de 1990 Nelson Mandela é
libertado, saindo pelo próprio pé, acompanhado pela mulher, Winnie. Três anos
depois, assina a Constituição sul-africana que pôs fim a mais de 30 anos de
dominação política da minoria branca. Nesse mesmo ano, Mandela recebe o Prémio
Nobel da Paz.
Em 1994, é eleito Presidente da
África do Sul, cargo que assume até ao ano de 1999. Entre os mais de 250
prémios com que foi galardoado, no ano de 2006 Nelson Mandela recebe o prémio
da Amnistia Internacional pela sua luta pelos direitos humanos.
Mandela falece em 2013 em Joanesburgo
e tem um capítulo neste livro dedicado à sua perda, por Christo Brand.
Interligação da obra com os temas
abordados na unidade curricular de Liderança e Negociação
Tendo em conta as diversas
matérias abordadas em contexto de sala de aula, na unidade curricular de
Liderança e Negociação, é possível interligar o livro com algumas dessas mesmas
matérias, assim como analisar com uma visão crítica o perfil do personagem
principal Nelson Mandela, como líder.
Como referido anteriormente, o
livro é contado na perspetiva do guarda prisional, que sendo branco, desde que
começou a viver na cidade sempre foi instigado pelo governo à segregação racial
e informado pelos seus superiores que os prisioneiros de Rivónia eram
terroristas. Desta forma, é no surgimento da amizade improvável que é possível
começar a perceber a capacidade de liderança que Nelson Mandela apresentava.
De entre os diversos estilos de
liderança que vieram a ser definidos ao longo dos anos, é possível relacionar o
perfil de Nelson Mandela com o Estilo de Liderança Carismático, na
medida em que este inspirava os seus seguidores pelo seu carisma e
personalidade, levando inclusivamente os seus ditos “inimigos” a pactuar com os
seus pedidos enquanto prisioneiro.
É também possível comparar o
perfil de Nelson Mandela com a teoria surgida na década de 70 da Liderança
Transacional (Transactional Leadership Theory) (Amanchukwu, Stanley, &
Ololube, 2015).
Mandela, mesmo dentro da prisão conseguiu desenvolver e consolidar uma relação
de confiança com os seus seguidores. Essa confiança, levou ao aumento da
motivação de ambas as partes (líder e liderados), na luta pelos seus direitos. Tal
como apresentado nesta mesma teoria, Mandela ficou conhecido por ser uma pessoa
com um carisma e personalidade bem definidos e que estimava e priorizava as
suas relações com os seus seguidores (Zaker, Nawaz, & Khan, 2016), como tal foi fácil para
a comunidade mundial identificar-se com o seu propósito e objetivos.
Pode também rever-se, no líder em
análise, a Teorida das Capacidades (Skills Theory) (Amanchukwu et al., 2015), uma vez que Nelson
Mandela sempre privilegiou o estudo e o conhecimento, tendo obtido o grau de
advogado pela Universidade de Fort Hare ( a primeira universidade para negros)
e tendo feito, mesmo encarcerado, vários estudos e exames na faculdade e
escrito diversas cartas, tanto à família e companheiros como reclamações e
pedidos às chefias da prisão a fim de treinar a sua escrita . O contínuo auto-cultivo
e gosto pelo estudo, permitiu-lhe aprender a língua afrikaner (Mandela falava a
língua xhosa) e manter-se são dentro da prisão, desenvolvendo o seu intelecto.
Por fim, no decorrer do livro,
vários são os momentos onde é possível identificar um Estilo de Liderança
Democrático/ Participativo (Amanchukwu et al., 2015), na
medida em que Nelson Mandela reunia-se frequentemente com o seu grupo de
companheiros, também eles condenados e presos, e obtinha informações do mundo
exterior a fim de poder, em conjunto, planificar uma estratégia flexível, tendo
em conta o bem geral da sua comunidade.
Como líder e mesmo como ser
humano, Mandela revelou, mesmo nos momentos de maior fragilidade, uma
maturidade psicológica, elevando conhecimento acumulado e capacidade para
aprender, tendo também uma forte e desenvolvida capacidade de negociação, fazendo
parte da luta contra a segregação racial e conseguindo a libertação de todos os
presos políticos.
Por fim, é possível ainda
concluir, tendo em conta a história de vida do personagem principal do livro,
que Mandela era ainda um líder ético, autêntico, servo, praticando a
Super Liderança, abordada nas aulas desta unidade curricular. Conseguiu
motivar milhões de pessoas a unirem-se pela causa do seu povo, incluindo em
diversos países europeus. Ficou conhecido como o maior líder da África do Sul e
um dos maiores líderes mundiais, tendo recebido assumido o cargo como
Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999 e tendo recebido mais de 250
prémios pela sua missão, entre os quais o Prémio Nobel da Paz em 1993.
Opinião pessoal acerca do livro abordado
Escolhi este livro por sugestão
do meu irmão, que mo aconselhou por se tratar de uma história inspiradora e por
ter uma narrativa de fácil compreensão, muito envolvente que que acaba por nos
transportar para a cela de Mandela e para os anos do apartheid.
Como já apresentado o livro narra
a difícil vida e luta de Nelson Mandela pelos direitos do seu povo em tempos de
segregação racial.
Do meu ponto de vista, a história
é narrada de uma forma muito minuciosa, com pormenores muito vívidos o que nos
permite criar uma imagem mental da realidade da altura, mesmo não tendo vivido
esses anos. O que mais me toca no livro é o facto de, para além de ser uma
história real, se ter passado não muitos anos atrás, o que me leva a pensar
sobre como é que sociedade já tão desenvolvida ainda apelava ao ódio. Mesmo
após ter terminado o livro, penso diversas vezes de como esta realidade foi tão
próxima aos dias de hoje e de como um homem sem saber o que se passava no
mundo, conseguiu manter-se convicto dos seus ideais e lutar pelo seu povo.
O retrato da amizade entre
Mandela e Brand, mesmo sendo proibida por lei e passando por situações bastante
adversas como a morte do filho de Mandela e a morte de um dos filhos de Brand,
estimulam a reflexão sobre a essência do ser humano, a bondade que este pode
demonstrar mesmo quando é incitado a promover e a viver o ódio. Esta amizade
que veio a durar até à morte de Mandela é bastante tocante pela bonita forma
que foi sendo descrita ao longo dos vários capítulos.
Concluindo esta resenha crítica,
destaco a minha passagem preferida de todo o livro, não só pelo momento em si
ter sido de elevada importância para a história da África do Sul e do mundo,
como pela forma sentimental que Brand o descreve. Essa passagem é o momento de libertação de
Nelson Mandela, no ano de 1990 da prisão de Victor Verster. Mandela sai pelo
próprio pé, acompanhado pela esposa Winnie deixando a multidão que o aguardava
em êxtase. O momento foi registado e transmitido em todo o mundo.
Deixo o link do momento histórico:
A força e auto-liderança de
Nelson Mandela levaram ao fim da segregação racial na África do Sul e são
descritas de forma intensa, o que me fez devorar o livro e classificá-lo como
um dos melhores que já li.
Breve apresentação minha
Sou Marta Videira, tenho 27 anos
e nasci no Porto. Encontro-me a frequentar o Mestrado em Gestão de Marketing e sempre
tive um certo gosto pela leitura, sendo o último livro que li o “Mandela, Meu
Prisioneiro, Meu Amigo”, no contexto da unidade curricular de Liderança e
Negociação.
Contacto:
martatvideira@hotmail.com
Referências
Christo Brand, Barbara Jones (2014). “Mandela, Meu
Prisioneiro, Meu Amigo”
Amanchukwu, R. N., Stanley, G. J., & Ololube, N. P.
(2015). A Review of Leadership Theories, Principles and Styles and Their
Relevance to Educational Management. Management.
https://doi.org/10.5923/j.mm.20150501.02
Zaker, A. K., Nawaz, A., & Khan, I. (2016). Leadership
Theories and Styles: A Literature Review. Journal of Resources Development
and Management. https://doi.org/10.1007/978-3-319-11107-0_4
Sem comentários:
Enviar um comentário
Escreva aqui o seu comentário ...